Participou de workshops e oficinas com vários cartunistas do humor gráfico nacional, podendo destacar: LUIZ GÊ (ex-chargista da Folha de SP), ÁLVARO DE MOYA (jornalista, desenhista, escritor e professor especializado em HQ), WALDOMIRO VERGUEIRO (pesquisador e coordenador do Núcleo de HQ da ECA-USP), JAL & GUAL (cartunistas e diretores da associação dos cartunistas do Brasil e criadores do troféu HQMix), PRIMAGGIO MANTOVI (desenhista Disney Brasil e ex-diretor da Editora Abril Jovem), MIGUEL PAIVA (cartunista e escritor), ANGELI (chargista da Folha de SP), ADÃO ITURRUSGARAI (cartunista), CARVALL (ilustrador da Folha de SP), WALDIR IGAYARA DE SOUZA (ex-diretor da Editora Abril Jovem e desenhista Disney Brasil), FAUSTO e VASQS (chargista do extinto jornal Diário Popular/SP), Ziraldo (escritor e cartunista).
Iéio foi o 1º cartunista a publicar charges diárias na imprensa de São Carlos, juntamente com a página dominical “BICO DE PENA”, onde trazia informações do universo dos Quadrinhos em geral.
Convidado pela SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SP, para realizar cartuns e caricaturas na REABERTURA da OFICINA CULTURAL REGIONAL “Sérgio Buarque de Holanda” (setembro/1998).
Estando envolvido no “Projeto Especial Integrado”, para Formação Cultural da Oficina Cultural Regional (São Carlos), onde ficou responsável pela coordenação da confecção dos cenários da peça teatral “FUENTE DE OVEJUNA”. Organizador e criador da amostra nacional de cartuns “CRAQUES DO HUMOR GRÁFICO NACIONAL” (junho/1999).
Desde 1997 presta serviço para a SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SP como “Oficineiro” das Oficinas Culturais do Estado de SP (Sérgio B. de Holanda de São Carlos, Cândido Portinari de Ribeirão Preto e Carlos Gomes de Limeira).
Foi chargista do jornal A TRIBUNA onde também publicava e editava o suplemento infantil A TURMA CRI-CRI. Responsável pela criação do suplemento infantil do jornal A COMARCA (Matão/SP), publicou na página de humor “RIO” (A Tribuna/Piracicaba), foi professor de desenho do Estúdio Magno Arte (Piracicaba/SP).
Desde janeiro de 2004, vem dirigindo e ministrando aulas no “Estúdio Iéio – Escola de Desenho” e desenvolvendo projetos culturais em parceria com prefeituras da região-central do estado de São Paulo e demais regiões.
Participou do coletivo da HQ “O Crime de Teishouko Preto”, com diversos quadinhistas renomados do Brasil (Lourenço Mutarelli, Angeli, Rafael Grampá etc.), organizado pela Livraria HQMix.
Iéio foi indicado para receber o prêmio de Melhor Fanzine de 2009 pelo 26º Troféu Angelo Agostini (organizado pela AQC – ESP – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo).
Organizador da avant-premiére do curta metragem em animação dos “Los 3 Amigos” (produzido pelo Estúdio Daniel Messias Cinema de Animação), que foi vencedor do 22ª Troféu HQMix “Adaptação para Outro Veículo” (2010).
O Estúdio Iéio também editou e produziu a primeira entrevista ilustrada em forma de Histórias em Quadrinhos do cartunista Mauricio de Sousa (outubro de 2010), nas páginas da mídia infantil A Turma Cri-Cri (Criança Criando).
Atualmente o cartunista vem trabalhando no projeto Cri-Cri (Criança Criando) e editando a mídia infantil “A Turma Cri-Cri”, material esse lúdico de Ação Social voltado para as crianças. Realiza oficina de desenho na Escola Planeta Kids (São Carlos/SP).
Iéio também fez parte da equipe de arte educadores da ONG GADA (São José do Rio Preto/SP), onde ofereceu aulas semanais de arte e cultura para os jovens da Fundação CASA.
Para saber mais: http://estudioieio.blogspot.com.br/
Ainda como aluno, participou de
diversas Expovisual do Estúdio, podendo destacar a 4ª Expovisual Temática Osamu
Tezuka 2012, a 5ª Expovisual 10 anos do Estúdio Iéio 2014 (onde produziu a capa
do convite oficial) e a 6ª Expovisual Dia do Quadrinho Nacional 2015
(participando da mostra e da revista que produzimos em parceria com o Centro
Cultural da USP de São Carlos). Legal ressaltar também a participação como
artista convidado na revista independente criada pelo ex-aluno Daniel Batista
(Revista Beabá, lançada em 2013).
Nesses mais de 3 anos, finalizou e
focou o estudo na produção de História em Quadrinhos e tiras de humor. Importante dizer, que André Sposito participou do 27ª Salão de Humor
de Volta Redonda /RJ em 2014, sendo selecionado com 2 trabalhos (1 charge no tema especial e 1 HQ livre), Já no 10º Salão Internacional de Humor de Limeira/SP
em 2014, André foi selecionado com 1 charge .
Já no 9º Salão de Humor de Mogi Guaçu/SP em 2014,
Sposito que recebeu o 2º lugar na categoria Cartum, com o trabalho
denominado "Acordes da Vida".
Ao terminar o curso
aqui no Estúdio Iéio, Sposito procurou desenvolver o seu talento no Pinstripe*,
fazendo um curso com o mestre Marcelo Lobão (São Paulo, capital). Fora essa
atividade, Sposito realiza algumas ilustrações sobe encomenda para bandas de
rock e trabalhos de customização em motos, capacetes e demais suportes.
Sabendo do potencial
e talento desse nosso ex-aluno, agora somente desejamos que o mesmo venha
somar, compartilhar, ensinar e aprender sempre conosco.
Seja bem vindo
Professor André Sposito
Iéio, novembro de
2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário